Diretor da Ajufe fala sobre a criação dos novos TRF´s em entrevista à Record News

    Em entrevista concedida ao Jornal da Record News, do jornalista Heródoto Barbeiro, o diretor de Relações Institucionais da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Alexandre Vidigal, falou sobre a polêmica da criação dos novos Tribunais Regionais Federais (TRF´s).

    Questionado pelo apresentador Heródoto Barbeiro sobre a necessidade de criação dos novos tribunais para o desenvolvimento da Justiça no país, o diretor da Ajufe respondeu que nos cinco atuais TRF´s há mais de um milhão de processos aguardando julgamento. “Os atuais desembargadores desses cinco tribunais julgaram, no ano de 2011, 620 mil processos. No ano passado, cerca de 520 mil. E ainda assim, a cada ano, esse tribunais recebem outros 525 mil processos. Então eu acredito que os números por si só traduzem bem a realidade dessa necessidade”, afirmou.

    Sobre a resistência de alguns órgãos em relação à criação dos tribunais, o juiz federal avaliou que não houve a devida análise de circunstâncias e aspectos específicos da Justiça Federal. Ele lembrou que diversas medidas foram tomadas ao longo dos anos com o objetivo de minimizar as dificuldades afetas à Justiça Federal, sem, no entanto, surtir os efeitos desejados. “Há processos demais e juízes de menos. Enquanto não se resolver essa equação, acredito que não haverá condições de pensarmos uma Justiça Federal, em segundo grau, mais eficiente e que realmente cumpra a Constituição no que se refere a uma prestação jurisdicional efetiva”.

    A polêmica em relação aos custos de instalação dos novos tribunais também foi objeto de análise na entrevista. Ao ser questionado se haveria caixa para a implantação dos TRF´s, Alexandre Vidigal esclareceu que a estimativa apresentada pelo Ipea, de que custaria cerca de 900 milhões de reais, não corresponde à realidade, uma vez que os dados oficias do Conselho da Justiça Federal (CJF) estimam os novos tribunais em 500 milhões de reais. “Surpreende saber que estamos falando da criação de órgãos públicos que virão a possibilitar um melhor atendimento à sociedade”, disse.

    Clique aqui para acessar a entrevista na íntegra.

    Durante o intervalo do programa, Heródoto Barbeiro conversou um pouco mais com o juiz federal Alexandre Vidigal, que defendeu a atuação das associações de classe da magistratura na busca pelo aprimoramento do Poder Judiciário. Para acessar o conteúdo, Clique aqui.

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org