Curso debate o papel do Judiciário na segurança de voo

    O Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar realizará na próxima semana, de 12 a 16 de agosto, o II Curso "O Papel do Poder Judiciário na Segurança de Voo", voltado a juízes federais e juízes auditores militares e também a membros do MPF e MPM. O evento ocorrerá no auditório do Superior Tribunal Militar. A coordenação científica do curso está a cargo do juiz federal substituto Marcelo Honorato, do TRF da 1ª Região.

    Além de palestras sobre direito penal e processual penal em relação a acidentes aéreos e direito ambiental aeronáutico, haverá visitas técnicas ao CENIPA, CINDACTA-1 e Instituto Nacional de Criminalística da PF.

    Serão abordados temas como segurança de voo, investigação e prevenção de acidentes, legislação nacional e internacional, análise da culpa e do erro humano em acidentes aeronáuticos e produção de provas em acidentes aéreos. Na área do direito penal e processual penal no acidente aeronáutico, haverá estudo de casos concretos, para análise dos elementos da culpa, do dolo eventual e do caso fortuito: voos GOL 1907, TAM 3054, TAM 402, Nordeste 1986 e Varig 254.

    Na visita técnica ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), será apresentado o Sistema Brasileiro de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), com visita aos radares, centros de controle, comunicação e navegação aérea.

    Na visita ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Condabra), haverá apresentação sobre interceptação de aeronaves não identificadas, o tiro de destruição e efeitos decorrentes da Lei do Abate.

    No Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), será ministrada palestra sobre gravadores de voo, sigilo de dados e limitações atuais na leitura de dados pelo Brasil. Ocorrerá ainda uma visita ao Laboratório de Destroços e ao Laboratório de Dados.

    Na parte de Direito Ambiental Aeronáutico e a Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, serão tratados temas como as rádios clandestinas e sua influência na telecomunicação e navegação aeronáuticas, casos reais de colisão de aeronaves com pássaros, aterros sanitários e lixões em área de segurança aeroportuária, casos concretos de uso do solo em conflito com a segurança de voo e soltura de balões sem fogo.

    
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org