Juízes de São José do Rio Preto (SP)afirmam que policiais não estão acima da lei

    Juízes federais de São José do Rio Prreto (SP) encaminharam mensagem ao juiz federal Roberto Schuman, na qual afirmam que a "tristíssima e insana experiência possa servir de exemplo para que polícia alguma esteja acima da lei". Leia a íntegra:
     
     
    Caro Colega Shuman:
     
    Em nome de todos os Juízes Federais da Subseção Judiciária de São José do Rio Preto  - interior do Estado de São Paulo - apresento manifesto de solidariedade, repudiando o ato que lhe sucedeu.
     
    Além dos maltratos como pessoa, merecem investigação e punição exemplar os atos voltados contra o Juiz, a autoridade judiciária.
     
    Se a Polícia Judiciária não tiver respeito e educação (sim, estas duas coisas bem básicas) pelo representante do Poder que auxiliam (e é para isso que servem as polícias judiciárias) vislumbra-se um grave equívoco institucional.
     
    Policiais cometem arbitrariedades e abusos de autoridade todos os dias, em todo o Brasil.
     
    A diferença - que deve fazer diferença - é que neste caso a agressão foi feita sabendo se tratar de um juiz, evidenciando menoscabo com o Poder Judiciário e total despreparo para a atuação em trabalho policial. Aliás, esse despreparo já se mostrou quando os policiais efetuaram o transporte do "preso", permitindo que o mesmo ficasse com seu celular (se tivesse armado teria ficado com a arma, se fosse bandido poderia ter pedido ajuda para ser resgatado...).
     
    O policial que não sabe voltar atrás quando se depara com uma situação de erro, que não sabe ler uma funcional, que prende sem fazer uma revista pessoal não pode ficar nas ruas. Vai acabar ferindo inocentes (como aconteceu) ou morrendo na mão de bandidos de verdade.
     
    Que a sua tristíssima e insana experiência possa servir de exemplo que polícia alguma está acima da lei, e que possa também servir para tirar esses amadores das ruas. A população do Rio de Janeiro certamente agradecerá.
     
    Conte com o nosso apoio.
     
    Dasser Lettiére Júnior
    Juiz Federal
    Diretor da Subseção de São José do Rio Preto
     

     
     
     
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org