Juízes do Espírito Santo pedem apuração célere

    Os juízes da Seção Judiciária do Espírito Santo manifestaram, em nota, solidariedade ao juiz Roberto Schuman, e afirmaram esperar das "autoridades responsáveis pela apuração do episódio, a mais célere e eficiente atuação, punindo, em conformidade com a gravidade do caso, os autores dos abusos praticados."
    A íntegra da nota:
    Os juízes da Seção Judiciária do Espírito Santo, por intermédio do presente, vêm prestar total solidariedade ao colega magistrado Roberto Dantas Schuman de Paula, repudiando, veementemente, os atos de selvageria praticados contra sua pessoa por policiais civis do Rio de Janeiro.
    Além de atentarem contra as prerrogativas funcionais de um magistrado, violentando a própria instituição judiciária, referidos agentes extrapolaram de sua competência, descumprindo texto expresso da Lei Complementar n. 35/1979 (art. 33, II), da Constituição Federal e dos mais comezinhos princípios do Direito, mesmo após terem sido cientificados da qualidade de juiz federal daquele a quem indevidamente detinham.
    Pior do que isto, malferiram à própria noção de cidadania, agindo de forma arbitrária, com desnecessário uso da força e com violação à liberdade de locomoção, sem causa que a justificasse, impondo ao cidadão Schuman constrangimento ilegal, com claras repercussões nas searas penal, civil e disciplinar, o que se mostra incompatível com o dever de fiel observância da legalidade, ao qual todos os agentes públicos, aí incluídos os policiais, estão obrigados a obedecer.
    Espera-se das autoridades responsáveis pela apuração do episódio, a mais célere e eficiente atuação, punindo, em conformidade com a gravidade do caso, os autores dos abusos praticados.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org