TRF-3 pede providências para reencaminhar a corporação policial

    A presidente do Tribunal Regional Federal da Terceira Região, desembargadora Marli Ferreira, em nome dos magistrados, divulgou nota de repúdio pela forma como três policiais civis trataram o juiz federal Roberto Schuman, na qual se desrespeitou "regras mínimas de procedimento para com o cidadão". Na nota, a presidente do TRF-3 afirma esperar que o Secretário de Segurança do Rio de Janeiro bem como o Governador do estado "tomem as providências no sentido de reencaminhar os destinos da corporação, que com certeza deve ter em suas fileiras homens honrados, e que cumprem e fazem cumprir a Constituição e as leis deste país."
    A íntegra:

    A Presidente do Tribunal regional Federal da 3ª Região, em nome dos magistrados federais da 3ª Região representando os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e em nome dos seus Desembargadores Federais, vem manifestar formalmente seu repúdio pelo padrão de abordagem adotado por Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais –CORE do Rio de Janeiro, desrespeitando regras mínimas de procedimento para com o cidadão e Juiz federal Dr. Roberto Schuman.

    Certos predicamentos que são lançados constitucionalmente para a garantia dos cidadãos, na defesa da magistratura, significam muito para a manutenção integral do estado Democrático de Direito.

    Um juiz covarde, amedrontado pelo desrespeito aos princípios que lhe asseguram autonomia, independência e dignidade, é um desfavor aos direitos de todos os cidadãos.
    Os Policiais Civis, que não poderiam validamente desconhecer seus deveres devem ser responsabilizados pela atitude leviana e desrespeitosa para com toda a magistratura nacional. Se assim agiram com um Juiz Federal que se identificou e deveria ter sido imediatamente a seu Tribunal se caso fosse, o que não aconteceria com um cidadão comum, humilde que muitas vezes sequer sabe quais são os seus direitos?

    Espera-se que o Senhor Secretário de Segurança do Rio de Janeiro bem como o Senhor Governador do estado tomem as providências no sentido de reencaminhar os destinos da corporação, que com certeza deve ter em suas fileiras homens honrados, e que cumprem e fazem cumprir a Constituição e as leis deste país.

    Ao Juiz Federal Roberto Schuman a solidariedade integral da magistratura da 3ª Região.
    MARLI M. FERREIRA
    Desembargadora Federal
    Presidente
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org