Ajufe pede a Chinaglia urgência no projeto do plano de segurança a juízes

    Em resposta à nota encaminhada ontem à Ajufe pela Câmara dos Deputados, na qual o seu presidente, Arlindo Chinaglia, manifesta preocupação com a descoberta de um plano para matar o juiz federal Rubens Canuto Neto, o presidente da Ajufe, Walter Nunes, encaminhou hoje ofício ao deputado, solicitando urgência na tramitação do Projeto de Lei 2.057/2007, que trata da proposta da entidade de criação de um sistema de proteção aos juízes em situação de risco.
     
    Íntegra do ofício encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados
     
    A Associação dos Juízes Federais do Brasil – Ajufe agradece a manifestação de Vossa Excelência em nota oficial divulgada no dia 14 de fevereiro, quinta-feira, em relação à descoberta de um plano para assassinar o juiz federal Rubens Canuto Neto e o procurador da República Rodrigo Tenório, que exercem funções no município de Arapiraca (AL). A indignação e preocupação manifestadas na nota ajudam a blindar esses agentes públicos que sofrem ameaças em razão do exercício de suas funções em defesa da lei.
     
    Lamentavelmente, não se trata de caso isolado. A Ajufe acompanha com preocupação a situação do juiz federal Rubens Canuto Neto, nosso associado, e de muitos outros juízes federais que estão sob ameaça contínua do crime organizado. A entidade busca dar assistência necessária a esses magistrados, porém são iniciativas insuficientes para protegê-los, pois apenas o Estado tem condições e estrutura de salvaguardar a integridade física de seus representantes.
     
    Em razão dessa situação preocupante, que vem se agravando, em outubro de 2006, a Ajufe entregou, à Comissão de Legislação Participativa (CLP), da Câmara dos Deputados, sugestão de criação de um plano de assistência e segurança aos juízes em situação de risco. Aprovada, a proposta transformou-se no Projeto de Lei 2.057/2007, que se encontra em discussão na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
     
    A proposta foi sistematizada por uma comissão instituída pela Ajufe e integrada por juízes federais que atuam na área criminal, com consulta a magistrados federais de todo o País, sendo acolhidas várias sugestões no texto final entregue à CLP. Foram várias as medidas sugeridas pela Ajufe:

    a) a instituição de processo e julgamento colegiado em primeiro grau de jurisdição em crimes de competência da Justiça Federal praticados por grupos criminosos organizados, e medidas administrativas de segurança.
    b) adoção de medidas materiais a serem implantadas pelos Tribunais Regionais Federais
    c) criação do sistema de Segurança da Justiça Federal.
    d) criação do Fundo Nacional de Segurança da Justiça Federal
    e) alterações legislativas
     
    Na sugestão de projeto de lei,, consta a previsão, no art. 3º, que os Tribunais Regionais Federais devem reforçar a segurança dos prédios da Justiça Federal, com a adoção, além de outras, das seguintes medidas:
    a) controle de acesso das pessoas;
    b) instalação de câmaras de vigilância nos prédios;
    c) instalação de detectores de metal;
    d) policiamento ostensivo com agentes próprios ou terceirizados nos prédios
     
    Os inúmeros casos, aos quais a entidade coloca-se à disposição para relatar reservadamente, tornam urgente o estabelecimento de um sistema de assistência a esses juízes em situação de risco. Confiante na sensibilidade demonstrada na nota divulgada no dia 14, a Ajufe solicita a Vossa Excelência gestões para que a tramitação do referido projeto de lei se dê em regime de urgência.
    Com estima e consideração,
                                      
    WALTER NUNES DA SILVA JÚNIOR
    Presidente da Ajufe
     
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org