Atentado contra juiz mobiliza a Ajufe

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) está encaminhando ao Conselho da Justiça Federal e ao Conselho Nacional da Justiça pedido urgente de acompanhamento das investigações do atentado contra o juiz federal Jail Benites Azambuja, ocorrida na noite de quinta-feira (dia 28), na cidade paranaense de Umuarama, a 90 quilômetros de Curitiba.

    Dois homens em um motocicleta efetuam seis disparos, de pistola 9 milímetros, contra o carro utilizado por ele. Os disparos foram acionados por um homem da garupa de uma motocicleta. e atingiram o capô e o vidro do veículo da Justiça Federal, um Fiat/Marea, e também o muro da residência do juiz federal.

    Em razão da gravidade do fato, a Ajufe também também pediu ao diretor-geral da Polícia Federal ofício na qual pede empenho total nas investigações que já foram iniciadas e a manutenção da proteção que passou a ser oferecida ao magistrado logo após o atentado.

    Também está sendo encaminhado ofício à presidente do TRF da 4ª Região para que sejam adotadas todas as providências à segurança de Benites Azambuja e à apuração dos autores desse atentado. O procurador-geral da República também será informado sobre o episódio.

    Eis o relato do juiz federal Jail Benites: “Eu me desloquei no carro oficial da Justiça Federal, um Fiat-marea, juntamente com o agente de segurança, com destino a minha casa. Ao chegar em casa, o carro foi estacionado normalmente e o agente ingressou comigo em casa para pegar algumas coisas e levar para a Justiça. Quando acabávamos de entrar, passou uma moto, com um passageiro, tendo este disparado diversos tiros, que depois descobrimos ser de pistola 9 mm, atingindo por seis vezes o carro da Justiça Federal e pelo menos por duas vezes o muro da minha casa. Não sabemos ainda a real intenção, mas parece ser de intimidação, pois certamente tiveram oportunidade de disparar enquanto ainda estávamos no veículo. A Polícia Federal está investigando o caso e fornecendo segurança a mim.”

    Uma testemunha contou a um jornal local que os atiradores usavam capacetes fechados. “Chovia torrencialmente. A dupla chegou e o carona atirou. Eles não chegaram nem a descer da moto. Depois disso eles arrancaram com a moto e desapareceram na esquina", relatou.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org