Ajufe acompanha lançamento do sistema Justiça Aberta

    Ajufe acompanha lançamento do sistema Justiça Aberta

    O lançamento do Sistema Justiça Aberta, que permitirá o acesso do cidadão comum aos dados estatísticos do Poder Judiciário, foi lançado no dia 15 de junho (terça-feira) pelo Conselho Nacional de Justiça. O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, o Vice-Presidente na 3ª Região, Nino Toldo, e o vice-diretor do foro do Rio de Janeiro, Alexandre Libonati, compareceram ao evento representando a entidade.
    Desenvolvido pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, o sistema oferece acesso aos mapas estatísticos do Judiciário. De acordo com o Corregedor Nacional, ministro César Ásfor Rocha, tais mapas serão usados para “diagnosticar os principais entraves e efetivar as políticas de gestão da administração judiciária visando otimizar, aperfeiçoar e dar maior eficiência à prestação jurisdicional”.
    Questionado pela imprensa, Fernando Mattos esclareceu que a Ajufe apóia o projeto exatamente porque não se trata de um ranking de juízes. “A preocupação que nós tivemos no início foi quando se divulgou que seria um ranking de juízes, porque cada uma das varas tem uma especialidade, uma distribuição específica de processos e um quantitativo de servidores diferente”, disse. Segundo Mattos, nesse caso, a entidade se posicionaria contra o sistema. “Na medida em que houve o esclarecimento de que não se trata de ranking e de que o CNJ está propondo, na verdade, um elemento de transparência para permitir a gestão do Poder Judiciário, a nós, da Associação dos Juízes Federais, só cabe apoiar essa iniciativa”, completou.
    O presidente da Ajufe destacou que a Justiça Federal já possui um sistema semelhante, executado através da Corregedoria, que leva em consideração as diversas especialidades. “O Judiciário hoje é o Poder mais aberto ao controle da sociedade, que tem acesso a todos os elementos, tanto da sua gestão financeira quanto da sua gestão de pessoal e da produtividade de seus juízes”, afirmou.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org