Ajufe participa da 2ª reunião da Frente Nacional contra o Trabalho Escravo

    Kameni Kuhn
    O Secretário-Geral da Ajufe, Jurandi Borges Pinheiro, e a diretora Social da entidade, Isadora Segalla Afanasieff, participaram nesta quarta-feira (16/07) da 2ª Reunião da Frente Nacional contra o Trabalho Escravo, no Senado Federal. Um dos principais objetivos da Frente é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 438/2001, que prevê a expropriação das terras onde for encontrado trabalho em condição análoga a de escravo.

    O senador José Néry (PSol-PA) presidiu a reunião e teve a seu lado na mesa representantes das entidades que compõem a Frente. Entre eles, a diretora da Ajufe, Isadora Afanasieff. A expectativa da Frente é a de colher um milhão de assinaturas para um abaixo-assinado em apoio à aprovação da PEC.

    Durante a reunião, a Ajufe se comprometeu a buscar aproximadamente mil assinaturas. A coleta de assinaturas entre os juízes federais será feita em formulários padrão que serão encaminhados aos delegados da entidade em cada estado. “Esperamos contar com a participação de todos os associados da Ajufe”, disse a diretora Isadora Afanasieff, logo após a reunião.

    No dia 1º de setembro, as entidades participantes da Frente apresentarão os balanços das assinaturas colhidas. E no dia 31 de outubro, as assinaturas serão entregues oficialmente.

    Neste período, também ocorrerão reuniões de integrantes da Frente com representantes de diversas instituições capazes de auxiliar no trabalho de convencimento dos parlamentares no sentido de aprovação da Proposta. No dia 22 de julho, a Ajufe se reunirá com o Procurador-Geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes.

    Também serão marcadas audiências com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rider Nogueira de Brito, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel José dos Santos, e com o ministro Roberto Mangabeira Unger, da Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo, para debater propostas de atuação em favor da aprovação da PEC.

    Na primeira semana após o recesso parlamentar, o senador José Nery marcará audiências da Frente com os líderes partidários do PSDB, DEM, PP e PMDB com o objetivo de iniciar o trabalho de esclarecimento em relação à necessidade de aprovação da PEC.

    Durante a reunião, também foi deliberada a criação de um fundo da Frente Nacional, para custear os trabalhos – inclusive a criação e manutenção de um site específico sobre a Frente na internet, que entrará no ar nos próximos dias.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org