Agenda positiva reúne mais de uma centena de magistrados em Brasília

    Mais de uma centena de juízes se reuniram na tarde desta terça-feira, 23, na sala de conferências do Conselho da Justiça Federal (CJF) para dar início à discussão da agenda positiva para Justiça Federal. A abertura do encontro foi prestigiada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, pelo vice-presidente do STJ, Ari Pargendler, pelo advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, pelo coordenador-geral da Justiça Federal, Hamilton Carvalhido, pelos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais – Jirair Aram Megueriam, Joaquim Antônio Castro Aguiar, Marli Ferreira, Silvia Maria Gonçalves Goraieb e José Baptista de Almeida Filho –, pelo secretário de Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, e pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos.
    No primeiro dia de debates, os três principais temas levantados foram a reforma da Lei Orgânica da Magistratura Federal – Loman e a revisão da lei de organização da Justiça Federal (Lei n° 5.010), a segurança dos magistrados e a possibilidade de descentralização de turmas dos tribunais regionais federais por meio de ato administrativo. O debate continua nesta quarta-feira, 24, e, de acordo com o coordenador-geral da Justiça Federal, Hamilton Carvalhido, todas as propostas apresentadas serão organizadas em um documento final a ser encampado pelo próprio CJF.
    Para o presidente do STJ, César Asfor Rocha, o debate está acontecendo em um momento oportuno. “Se não gerenciarmos melhor o Poder Judiciário nós não vamos mais dar vazão à demanda jurisdicional crescente”. Ele agradeceu a presença da Ajufe e das associações regionais da Justiça Federal na discussão da agenda positiva, “trazendo um contorno político para o debate, necessário para que possamos assinar nossas reivindicações, com certeza, todas elas dirigidas em favor do jurisdicionado”.
    Já o presidente do STF, Gilmar Mendes, lembrou que a pauta pré-fixada das discussões também deve ser flexível para “permitir o debate de outros anseios e angústias não captadas pelos órgãos de administração do Poder Judiciário”.
    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, destacou que esse encontro é um ponto de partida. “É preciso que haja novas reuniões e o maior contato entre as instâncias para o estabelecimento dessa agenda positiva de fortalecimento do Judiciário Federal”.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org