Ajufe participa de seminário sobre a criminalização da pobreza

    Eugênio Novaes/OAB

    O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos, participou nesta terça-feira, 21, da solenidade de abertura do seminário “A criminalização da pobreza, das lutas e organizações dos trabalhadores”. O evento, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocorre até amanhã, em Brasília. A iniciativa visa receber e sistematizar informações sobre casos de agressão aos direitos sindicais, de organização e democráticos dos trabalhadores, partindo do poder público ou do setor privado.

    No discurso de abertura do seminário, o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, defendeu a interação entre os movimentos sociais e os segmentos do Judiciário, responsáveis pela solução dos conflitos. Ele destacou a atuação de Fernando Mattos, frente à presidência da Ajufe, por “congregar e mobilizar a magistratura federal brasileira em favor de assuntos que buscam o fortalecimento da democracia no País”. Britto também ressaltou o papel da entidade no reconhecimento da importância do papel do juiz na aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.

    O presidente da Ajufe defendeu a supremacia dos direitos fundamentais e da Constituição. "Defendemos a observância da legalidade e dos princípios que a Constituição estabelece, ou seja, da supremacia da Constituição", concluiu.

    Da abertura do evento, além do presidente nacional da Ajufe e da OAB, participaram os presidentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciano Athayde Chaves (em exercício); da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), Luiz Salvador, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Ciro Teixeira Correia; o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos e presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB Nacional, Roberto Caldas; o secretário executivo da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), José Maria de Almeida; e o primeiro tesoureiro da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antonio Carlos Spis.

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org