Segunda fase da "Expedição da Cidadania" começa dia 25

    O último balanço da “Expedição da Cidadania” revelou que 6.667 pessoas foram atendidas na primeira fase do projeto em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, entre os dias 09 e 13 de março. Nos cinco dias da expedição foram expedidos 480 CPFs, 400 Carteiras de Identidade, 20 Certidões de Nascimento, entre outros documentos.

    A segunda fase do projeto será realizada de 25 de março a 08 de abril. Nessa fase a equipe será transportada por um navio da Marinha do Brasil pelo rio Paraguai, e vai atender a nove localidades ribeirinhas. São elas: Porto da Manga, Porto Albuquerque, Albuquerque, Porto Morrinho, Porto Esperança, Forte Coimbra, Barranco Branco e Porto Murtinho.

    O projeto é promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região e com outras instituições, entre elas a TV Globo, e tem como objetivo garantir o direito a cidadania a populações carentes de regiões de difícil acesso.

    A organizadora do projeto, juíza federal Raquel Corniglion, destaca que a “Expedição da Cidadania” não é apenas um projeto humanitário e caritativo. Segundo ela, “este projeto visa dar concretude e efetividade ao princípio constitucional do acesso à Justiça e da dignidade da pessoa humana, na medida em que leva os documentos básicos e necessários não só para o exercício da cidadania, mas, também, para direitos imanentes à personalidade”.

    A juíza explica que a “Expedição da Cidadania” está inserida em um projeto amplo da Ajufe de promoção institucional da Justiça Federal e, sobretudo, da figura do juiz federal. “No momento em que a magistratura vem sendo duramente questionada, este projeto surge como um exemplo de responsabilidade social”, salienta.

    Fotos por Kameni Kuhn

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org