Começou o I Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (FONACRIM)

    Começou oficialmente o I Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (FONACRIM) no Centro de Convenções do Brasília Alvorada Hotel,em Brasília. Para um auditório lotado de magistrados, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos, defendeu a atuação dos juízes Federais. "Todos sabemos que nenhum juiz age por impulso ou decide, senão de acordo com a sua consciência, a Constituição, as leis e com o que está nos autos".
     
    Ainda segundo Fernando Mattos, "atacar os juízes é atacar a democracia. Os juízes Federais não querem elogios, querem respeito às suas decisões", disse. (Clique aqui para ler a íntegra do discurso do presidente da Ajufe, Fernando Mattos)
     
    Além do presidente da Ajufe, também discursaram durante a solenidade de abertura do I Fonacrim o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, o ministro da Justiça, Tarso Genro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, e o deputado Federal Flavio Dino.
     
    O presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, avaliou como positiva a iniciativa da Ajufe. "Tenho certeza de que o Poder Judiciário e toda a sociedade serão contemplados com os resultados do Fonacrim".
     
    O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse durante seu discurso estar orgulhoso de participar de um evento como este. Para ele, "debates como este são extremamente importantes para o aprimoramento da democracia".
     
    O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, também elogiou a iniciativa da Ajufe em promover um simpósio com a presença de tantas autoridades da judicacia criminal. "Tenho a certeza de que esse simpósio agregará valores, principalmente neste momento em que a justiça se abre cada vez mais", disse.
     
    O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, destacou a importância dos temas que serão debatidos durante o evento. "Os temas que serão debatidos são da maior relevância para o Poder Judiciário e, ao debatê-los, estaremos aprimorando a justiça".
     
    Já o deputado Federal Flávio Dino agradeceu o convite para participar do evento em nome de todos os parlamentares. Ele acredita que a parceria entre os poderes Legislativo e Judiciário tem proporcionado avanços para toda a sociedade. "Temos feito leis muito importantes para o País nascidas de interação entre os poderes".
     
    Amanhã, a partir das 8h30, começa o cilco de debates do Fonacrim começa com o painel "Prisões processuais. Prisões temporária e preventiva: requisitos, distinções  e jurisprudência do STF e do STJ". 
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org