Busca a desaparecidos no Araguaia: presidente da Afuje visita locais de escavação

    O presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Fernando Mattos, observador independente junto ao comitê interinstitucional que supervisiona o trabalho de localização de restos mortais de desaparecidos na Guerrilha do Araguaia, visita hoje (02) dois pontos de escavação. A comitiva saiu de Brasília (DF), às 8h, em avião da FAB, com destino a Marabá (PA) e, de lá, seguirá de helicóptero até o município de São Geraldo, onde fica o primeiro ponto de escavação, denominado Mutuma. À tarde, o grupo se desloca para a Fazenda Bacaba, onde acompanhará os trabalhos em outro local de escavação e, em seguida, haverá uma reunião do comitê. Os trabalhos de escavação foram iniciados no último dia 11 de agosto, e deverão se estender até o fim deste mês, quando começa a temporada das chuvas.

    O Comitê Interinstitucional de Supervisão das Atividades do Grupo de Trabalho Tocantins (GTT), instituído por decreto presidencial, é coordenado pelo ministro da Defesa. Além de Jobim, visitam a região hoje o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da PR, Paulo de Tarso Vannuchi; o ministro Antônio Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o ex-procurador-geral da República Cláudio Lemos Fonteles; o presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, Marco Antônio Rodrigues Barbosa; o ex-secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República Ricardo Kotscho; a presidente da Seccional da OAB no Distrito Federal, Estefânia Viveiros; Diva Santana, integrante da Comissão de Mortos e Desaparecidos; o ex-deputado do PC do B Aldo Arantes e comandante do Exército, general de Exército Enzo Martins Peri.

    Até o momento não foi encontrado nenhum vestígio, apesar do auxílio de diversas testemunhas do tempo da Guerrilha, que indicaram diversos pontos prováveis de sepultamento de guerrilheiros. A região foi alterada pela ocupação humana ocorrida nas últimas décadas, principalmente com a derrubada de florestas e criação de pastagens. A coleta de informações continuará sendo feita durante os meses em que o trabalho de campo estiver interrompido. Se houver novas informações, as escavações poderão ser retomadas no próximo ano.
    Com informações do Ministério da Defesa.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org