Já está nas livrarias o novo livro do juiz Federal Villian Bollmann

    O juiz Federal Villian Bollmann, diretor da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), lançou recentemente o livro "Previdência e Justiça - O Direito Previdenciário no Brasil sob o Enfoque da Teoria da Justiça de Aristóteles". Na obra, o autor apresenta o modelo teórico jurídico que hoje se descortina no Direito Constitucional contemporâneo. Também faz uma relação entre o conceito de obrigação jurídica com o tema da legitimidade das normas.
    Além disso, Villian Bollmann explica a evolução histórica da Seguridade e da Previdência Social e seus princípios constitucionais, faz uma perfeita síntese entre as principais correntes das Teorias da Justiça apresentadas pela Filosofia Moral e Política, esmiuçando a mais importante delas, elaborada por Aristóteles, bem como apresenta, concretamente, a relação entre a Filosofia do Direito, o Direito Positivado e a aplicação pelos Tribunais, mostrando como ela ocorre num ramo específico: Direito Previdenciário.
    Dividida em cinco capítulos - "Princípios de Seguridade Social", "Direito Previdenciário no Brasil", Teorias da Justiça", "Justiça Aristotélica", e "Tópicos Destacados da Concretização da Justiça de Aristóteles e Modelos de Benefícios" -, a obra é indicada para estudantes e profissionais do Direito, especialmente na área da Seguridade e Previdência Social, cursos de Assistência Social, Filosofia, Economia ou Sociologia.

    Currículo do autor
    Vilian Bollmann é Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí; Bacharel em Ciências da Computação – UFSC; Bacharel em Direito – Univali. Autor de três livros: Hipótese de Incidência Previdenciária; Juizados Especiais Federais: comentários à legislação de regência; Novo Código Civil: Princípios, inovações na Parte Geral e Direito Intertemporal. É Juiz Federal substituto desde 2002, atuando principalmente nas seguintes áreas: Direito Processual, Direito Previdenciário, Juizados Especiais e Direito Constitucional. Diretor Tesoureiro da Ajufe para o biênio 2008/2010. Foi Presidente da Ajufesc – Associação dos Juízes Federais do Estado de Santa Catarina, de julho de 2006 a dezembro de 2007 e um dos Coordenadores do Fonajef – Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais, no período 2005/2006.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org