Justiça Federal do Acre é premiada na 9º Mostra Nacional da Qualidade no Poder Judiciário

    Justia_Federal_do_Acre__premiada_na_9_Mostra_Nacional_da_Qualidade_no_Poder_Judicirio

    A Seção Judiciária do Estado do Acre, representada pelo juiz federal Marcelo Bassetto (foto), foi a primeira colocada na 9ª Mostra Nacional da Qualidade no Poder Judiciário, cuja premiação ocorreu nesta sexta-feira (06), em Cuiabá (MT). Basseto recebeu o Prêmio Guarany da Qualidade, com o trabalho "Perícia na Ordem do Dia", desenvolvido no Juizado Especial Federal do Acre.

    Na mostra, são premiadas as melhores experiências implantadas no Judiciário brasileiro para aperfeiçoar a prestação de serviço ao cidadão. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, os trabalhos “Plenário Virtual da Repercussão Geral”, do Supremo Tribunal Federal, e “Processo Eletrônico na Vara de Execução Criminal”, do Tribunal de Justiça de Sergipe.

    Conheça a prática premiada

    Quando foi instalado o Juizado Especial Federal da Seção Judiciária do Acre, as perícias médicas designadas nos processos judiciais eram realizadas em consultórios médicos credenciados ou em hospitais públicos. A prática "Perícia na Ordem do Dia" consiste na mobilização de médicos para a realização da perícia em uma sala localizada nas dependências do edifício-sede da Seção Judiciária do Acre, em horários pré-estabelecidos pela secretaria da Vara.

    Como a maioria das pessoas que buscam o JEF do Acre é domiciliada na zona rural ou em municípios distantes, a medida possibilitou ao cidadão realizar todos os atos processuais em único dia, desde o ajuizamento do pedido até a perícia médica. Foi criado um cadastro de médicos, com o estabelecimento de datas e horários para cada médico cadastrado. Os médicos se responsabilizam por fazer a perícia, independentemente de intimação.

    Atualmente, seis médicos das mais diversas especialidades – entre elas psiquiatria, ortopedia, neurologia, dermatologia e clínica médica -, trabalham em sistema de revezamento, de segunda a sexta-feira, e realizam a perícia no mesmo dia da apresentação do pedido pelo cidadão. A prática confere maior celeridade aos processos, uma vez que a instrução processual é concluída em menos de um mês. Essa prática também foi premiada com a menção honrosa do Prêmio Innovare em 2008.


    A Mostra

    A Mostra Nacional de Trabalhos da Qualidade no Poder Judiciário é um espaço democrático em que todos os Tribunais, membros e servidores do Poder Judiciário podem divulgar suas experiências bem-sucedidas, seja na área judicial, seja na administrativa. Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o evento compreende a inscrição e a seleção de trabalhos, após avaliação por comissão especialmente formada para este fim, tendo como principal requisito de aferição os resultados alcançados com a implantação do projeto.

    A 9ª Mostra foi organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso (23ª Região), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org