CNJ esclarece que não há restrição alguma à atividade de voluntariado pelos juízes

    sesso_cnj_26_01_2010
    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza hoje (26) sua primeira sessão ordinária do ano e entre os itens da pauta está a consulta quanto à possibilidade de participação de magistrados em projetos sociais de justiça e cidadania, na condição de voluntários. A consulta foi formulada pelo juiz federal Ali Mazloum, titular da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo e associado da Ajufe. De acordo com o voto do relator da consulta, conselheiro Paulo Tamburini, a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) não impõe nenhum impedimento à prática de voluntariado pelos juízes.

    Presente à sessão, o presidente da Ajufe, Fernando Mattos, ocupou a tribuna para ressaltar a importância desses projetos sociais e, referindo-se especificamente à preocupação manifestada pelo conselheiro Marcelo Nobre – de que a orientação jurídica prestada por magistrados confunda-se com a atividade de advogado -, Mattos afirmou que a atuação dos juízes nestas circunstâncias não se confunde com a advocacia. “Prestamos informações, em tese, sobre direitos que as pessoas têm e não sabem que existem. E esta é uma das maiores demandas que temos recebido na Expedição da Cidadania, projeto social desenvolvido pela Ajufe”, esclareceu Mattos.

    sesso_cnj_26_01_2010_im2
    Após a manifestação do presidente da Ajufe, o ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça, que presidia a sessão, deu um testemunho da importância de projetos como a Expedição da Cidadania, tendo se referido à última expedição realizada em aldeias indígenas na região de Foz do Iguaçu (PR), na divisa com o Paraguai. A próxima expedição será realizada ainda este semestre no Morro Dona Marta, na cidade do Rio de Janeiro, comunidade recentemente pacificada após a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), do governo do estado.

    Texto e fotos: Virginia Pardal

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org