A pedido da Ajufe, pedido de simetria com MP é retirado da pauta do CNJ

    Sessao_CNJ_equiparacao_MP_im2_23_02_2010
    A Ajufe pediu nesta quarta-feira (24) a retirada da pauta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do pedido de providências no qual a entidade requer a extensão aos juízes federais dos mesmos direitos garantidos aos membros do Ministério Público da União.

    O processo voltaria à pauta da sessão desta terça-feira (23) com voto-vista do conselheiro Jorge Hélio Chaves de Oliveira, mas a análise de apenas dois processos consumiu praticamente todo o tempo da sessão. Até o momento, votaram dois conselheiros: o relator, José Adonis Callou de Araújo Sá, pela incompetência do CNJ para regulamentar a matéria, e Felipe Locke Cavalcanti, pelo acolhimento do pedido.

    Diretores da Ajufe e vários juízes que se deslocaram a Brasília para acompanhar a sessão perceberam um cenário desfavorável ao pleito durante todo esta terça-feira. Por isso, o presidente da Associação, Fernando Mattos, avaliou que a melhor estratégia seria retirar o pedido da pauta para que volte à fase de instrução com um estudo que demonstre a viabilidade orçamentária e financeira do pleito de equiparação com o Ministério Público, ou pelo menos, a aplicação dos direitos garantidos aos servidores públicos.

    O estudo será pedido ao Conselho da Justiça Federal (CJF). A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), que tem pleito idêntico, subscreveu o pedido de retirada de pauta e tomará a mesma providência.

    “Trata-se de um direito legítimo dos juízes federais que há mais de 15 anos é objeto de insatisfação interna da classe. Esta diretoria está enfrentando o problema. Através de um dos mais importantes constitucionalistas -, o professor Luís Roberto Barroso -, colocamos o tema em discussão no CNJ, com argumentação sólida e contundente. Essa providência tem por objetivo demonstrar ao CNJ que o impacto do pedido, diante da existência de grande parte dessas rubricas e do seu pagamento, é plenamente compatível”, explicou Fernando Mattos.

    Texto: Virginia Pardal
    Foto: Letícia Capobianco
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org