Foro íntimo: Ayres Britto defere liminar para suspender resolução do CNJ

    bancoImagemFotoAudiencia_AP_116883
    O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar no Mandado de Segurança (MS) 28215, impetrado pela Ajufe em conjunto com a Anamatra e a AMB, para suspender a Resolução nº 82 do Conselho Nacional de Justiça. A norma determina que magistrados de 1º e 2º graus exponham os motivos quando se declararem impedidos para julgar determinado processo por razão de foro íntimo.

    "É uma importante vitória para os juízes federais, e para a magistratura de um modo geral, porque agora o sistema volta ao seu caminho correto: o juiz não precisa mais apontar os motivos de foro íntimo que o levam a declarar sua suspeição", comemora o presidente da Ajufe, Fernando Mattos.

    Relatado pelo ministro Ayres Britto, o MS foi impetrado no dia 27 de agosto de 2009, pedindo, em caráter liminar, a suspensão da Resolução nº 82 do CNJ e, no mérito, a sua anulação.

    As entidades também são autoras da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4260, que pede a impugnação integral da norma. A ação está sob relatoria da ministra Ellen Gracie. Ajufe, Anamatra e AMB ainda subscreveram requerimento no CNJ, no qual pedem a suspensão da vigência da norma.

    Reforço

    No dia 7 de agosto de 2009, o ministro do STF Joaquim Barbosa concedeu liminar no Mandado de Segurança 28.089-1, impetrado pelo desembargador João de Assis Mariosi, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em face da Resolução nº 82 do CNJ. O pedido de Mariosi tem teor similar à ADI impetrada pela Ajufe, Anamatra e AMB.

    Texto: Letícia Capobianco com informações da Assessoria de Comunicação da Anamatra
    Foto: Nelson Júnior/STF
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org