CNJ rejeita proposta de limitar afastamento de juízes para presidir entidades de classe

    Sessao_CNJ_equiparacao_MP_im2_23_02_2010
    Com apenas dois votos contrários – dos conselheiros Ives Gandra Martins Filho e Nelson Thomaz Braga -, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) rejeitou, na sessão desta quarta-feira (10), a proposta de edição de resolução que impunha restrições ao afastamento de magistrados do exercício pleno da jurisdição para presidir entidades de classe de pequeno porte. O entendimento da maioria dos conselheiros, a partir de divergência aberta pelo conselheiro Marcelo Neves, foi o de que o CNJ não tem competência para editar resolução a respeito da matéria.

    Em manifestação a respeito do tema feita em janeiro de 2008 ao então conselheiro João Oreste Dalazen - autor originário da proposta de resolução que foi redistribuída a Ives Gandra -, a Ajufe já manifestara total oposição à ideia, com base no que dispõe a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) em seu artigo 73, inciso III. O dispositivo concede afastamento ao magistrado, sem prejuízo de seus vencimentos e vantagens, para exercer a presidência de associação de classe.

    “A Loman consagra o direito de afastamento de magistrado para presidir associação de classe sem fazer qualquer distinção quanto ao número de filiados da entidade. Entende a Ajufe que onde a lei não distinguiu, não cabe ao intérprete fazê-lo. Ou seja, é descabido impor restrições ao afastamento da jurisdição de líderes das associações de classe. Nesse aspecto, aliás, a Loman, na experiência vivenciada pela Ajufe, demanda atualização. O direito de afastamento permanente apenas do presidente da entidade é insuficiente para o desempenho a contento do mandato classista”, defende o presidente da entidade, Fernando Mattos.

    Leia aqui a íntegra do ofício encaminhado ao então conselheiro João Oreste Dalazen, em 19 de janeiro de 2008.

    Texto: Virginia Pardal
    Foto: Assessoria de Comunicação do CNJ
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org