Concluída a implantação do processo eletrônico na 4ª Região

    virtual_site.p
    O processo eletrônico já é uma realidade na Justiça Federal da 4ª Região. O cronograma de instalação, iniciado com o projeto-piloto em Rio Grande (RS), em 20 de outubro de 2009, e concluído no último dia em 26 com a instalação do sistema em União da Vitória (PR), permitiu a implantação gradual do programa, o e-Proc v2, em cada uma das 55 subseções que formam o Judiciário Federal da Região Sul.

    O sucesso nessa primeira etapa da implantação do processo eletrônico foi possível também graças à adesão dos advogados públicos e privados. O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós (foto), considera que a parceria da JF com a comunidade jurídica vem em benefício do aperfeiçoamento do novo sistema.

    “O Judiciário não pode ficar alheio às transformações da sociedade e às inovações tecnológicas”, afirmou o magistrado. Entretanto, ele entende que todas as mudanças são recebidas com apreensão: “crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido”, destaca o presidente, citando frase de autor anônimo, publicada no livro A Cabana, de William P. Young.

    Necessidade de aperfeiçoamento

    Todas as sugestões, reclamações e críticas são extremamente importantes para que o processo eletrônico funcione cada vez melhor, beneficiando não só os advogados como também, e principalmente, o cidadão que precisa utilizar a Justiça Federal. Desde que o sistema começou a ser utilizado, seja pelos magistrados e servidores, seja por advogados e procuradores, vários ajustes foram feitos e, na medida em que outras demandas e necessidades apareçam, as alterações pertinentes serão feitas.

    O TRF4 está atento e compreende que possam existir dificuldades iniciais com o novo sistema, que representa uma mudança de cultura muito grande, mas é importante ressaltar que não haverá perdas de Direito, destacou Vilson Darós. “O que se mudou foi apenas o meio, em nenhum momento houve mudanças de prazos ou de garantias constitucionais”, afirmou. Inclusive, uma nova resolução sobre o processo eletrônico está sendo preparada, regulamentando o sistema e servindo de orientação e de uniformização de procedimentos.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF-4

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org