Ajufe participa de reunião do grupo criado para debater remuneração

    cnj-logo
    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, participou na tarde desta quarta-feira (24) da segunda reunião do Grupo de Trabalho criado no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para realizar estudos e apresentar propostas relacionadas com a política remuneratória da magistratura da União. Instituído por uma portaria assinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Gilmar Mendes, o grupo é composto pelo secretário-geral do Conselho, Rubens Curado, pelos conselheiros Ives Gandra e José Adonis e pelos presidentes das entidades nacionais representativas de juízes, entre elas a Ajufe.

    No encontro desta quarta-feira, Mattos – acompanhado dos presidentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) – apresentou proposta que visa assegurar a recomposição das perdas passadas do subsídio de ministro do STF e método que afaste os óbices vividos no passado para a revisão do subsídio. A próxima reunião ocorrerá após a Semana Santa.

    A criação do Grupo de Trabalho foi sugerida pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público, da qual a Ajufe faz parte, por meio de ofício encaminhado ao ministro Gilmar Mendes. No documento, a Frente sugeriu ao ministro a criação do grupo, por entender que “atualmente não há qualquer projeto em tramitação tratando do tema e que é fundamental discutir o assunto no Ano Judiciário de 2010, para que se tenha uma proposta amadurecida e negociada, interna e externamente, para vigorar a partir de 2011”.

    ATS

    A Ajufe também já disponibilizou as informações referentes ao impacto do restabelecimento do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) como mecanismo de valorização da carreira da magistratura. Segundo o presidente da Ajufe, os demais ramos do Poder Judiciário da União estão obtendo os cálculos para que, em conjunto com o CNJ e o STF, seja constituída uma frente institucional para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 21/2008, em tramitação no Senado Federal.

    Previdência

    Também foi realizada nesta quarta-feira (24) a reunião do Grupo de Trabalho instituído no âmbito do CNJ para debater a previdência da categoria, coordenado pelo conselheiro Jefferson Kravchychyn. Nesse grupo, a Ajufe é representada pelo juiz federal João Batista Lazzari.

    Frente Associativa

    A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público é composta pela Ajufe, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), Associação dos Magistrados da Justiça Militar Federal (Amajum), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).

    Texto: Letícia Capobianco

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org