Presidente da Ajufe é recebido pelo ministro Cesar Rocha

    Cesar_Rocha
    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, foi recebido pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Cesar Asfor Rocha, na última sexta-feira (26), em seu gabinete no STJ.

    Na audiência, Mattos agradeceu uma vez mais o apoio e empenho do ministro ao projeto que resultou na aprovação da Lei nº 12.011/2009, que cria 230 novas varas federais em todo o país, mas manifestou a preocupação da entidade quanto à estruturação das turmas recursais dos juizados especiais federais, prevista na mesma lei.

    Rocha disse ao presidente da Ajufe que o estudo técnico que vai apontar os municípios que receberão os novos órgãos de primeira instância da Justiça Federal está em vias de conclusão e que o Conselho da Justiça Federal não descuidará da estruturação das turmas recursais, tal como prevê a lei. A comissão instituída pelo CJF para tratar da localização das varas também está trabalhando na estruturação das turmas recursais.

    De acordo com a lei, a localização das varas será estabelecida pelo CJF com base em critérios técnicos objetivos que identifiquem a necessidade da presença da Justiça Federal na localidade, levando-se em conta, principalmente, a demanda processual, inclusive aquela decorrente da competência delegada, a densidade populacional, o índice de crescimento demográfico, o Produto Interno Bruto, a distância de localidades onde haja vara federal e as áreas de fronteiras consideradas estratégicas. Pelo cronograma, serão instaladas 46 novas varas por ano até 2014.

    Quanto à estruturação das turmas recursais no âmbito dos juizados especiais federais, a Lei nº 12.011/2009 autoriza o Conselho da Justiça Federal a remanejar, de acordo com os dados de movimentação processual e com a necessidade do serviço, até 10% dos cargos e funções pela própria lei para a estruturação dessas turmas. A inclusão do artigo relativo à estruturação das turmas recursais foi feita por meio de emenda, que contou com o apoio do CJF, da Ajufe, das lideranças partidárias no Congresso Nacional e da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

    Texto: Virginia Pardal
    Foto: STJ
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org