Ministro Aldir Passarinho toma posse como membro efetivo do TSE

    ministro_Aldir_Passarinho
    O ministro Aldir Passarinho Junior (associado da Ajufe), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), toma posse nesta terça-feira (13) como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado assume o lugar do ministro Felix Fischer que deixou o cargo no início deste mês. A solenidade de posse será realizada no Plenário do TSE, às 19h, e contará com a presença do presidente da Ajufe, Fernando Mattos.

    O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois são advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República. Suplente desde abril de 2008, o ministro Aldir Passarinho ocupará uma das vagas efetivas oriundas do STJ. Ele chega ao cargo dez anos após chegar ao tribunal da cidadania.

    Trajetória

    Carioca, formou-se em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1974. No ano seguinte, especializou-se em Advocacia de Empresas, pelo Instituto de Direito de Empresa da Faculdade de Direito Cândido Mendes (RJ).

    Começou a carreira como advogado no Rio de Janeiro, onde nasceu. Foi advogado do Banco Nacional da Habitação (BNH), de 1976 a 1986, e da Caixa Econômica Federal (CEF), de 1986 a 1989. Ano em que foi nomeado para o cargo de juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Tribunal que integrou até sua assunção ao STJ.

    Texto: Jair Cardoso
    Foto: Nelson Junior/TSE
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org