Eleições Ajufe 2010 – Hoje (20) é dia de eleição simulada

    Eleio_simulada_20_de_abril_de_2010_001
    A Comissão Eleitoral está realizando hoje (20), das 9h às 18h, uma Eleição Simulada para averiguar o funcionamento do sistema eletrônico de votação disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que será utilizado pelos associados da Ajufe aptos a votar nas Eleições da próxima terça-feira (27) em sistema 100% eletrônico. Dois candidatos concorrem à presidência da Ajufe: os juízes Gabriel Wedy (Chapa Muda Ajufe) e Solange Salgado (Chapa Ajufe Unida).

    Sessenta associados estão aptos a participar da Eleição Simulada de hoje: os cinco integrantes da Comissão Eleitoral, os 24 integrantes de cada uma das chapas concorrentes (Muda Ajufe e Ajufe Unida) e os sete candidatos ao Conselho Fiscal.

    Para participar da Eleição Simulada, os 60 associados devem acessar o site da Ajufe na Internet e clicar no banner fixo “Eleições Ajufe 2010 – Simulada”, à direita da tela. O representante da 1ª Região e coordenador da Comissão Eleitoral, juiz Alexandre Vidigal (foto), participou da Eleição Simulada diretamente da sede da Ajufe, aonde chegou às 9h e votou sem problemas.

    Eleição Simulada – passo a passo

    Com a senha em mãos, o coordenador da Comissão Eleitoral imprimiu as páginas abertas sucessivamente pelo sistema do TRE-DF durante sua participação na Eleição Simulada de hoje. O material servirá para documentar a lisura do pleito simulado.

    A primeira página remete ao espaço para inserção de login (que é o CPF do associado sem pontos nem traço) e da senha de seis dígitos enviada pelo TRE-DF a cada associado. A seguir abre-se uma tela com a opção de voto nos dois candidatos fictícios:

    Escritor: 1 – Machado de Assis

    Escritor: 2 – Monteiro Lobato

    O associado deve votar e confirmar o voto.

    Em seguida surge a seguinte mensagem “Aviso – Seu voto foi computado. Obrigado por participar desta eleição”.

    Se eleitor tenta votar novamente, o sistema exibe uma página intitulada “Aviso – O eleitor já votou nesta eleição”.

    Importância da simulação

    Para o coordenador da Coomissão Eleitoral, a realização da Eleição Simulada de hoje é de extrema importância no processo de sucessão na Ajufe, na medida em que permite averiguar da melhor maneira possível o funcionamento do sistema de votação oferecido pelo TRE-DF, o que dá total transparência ao pleito.

    “Zerésima”

    Antes das 9h de hoje, o juiz Alexandre Vidigal imprimiu a chamada “Zerésima” - termo utilizado na Justiça Eleitoral para o documento de comprovação de que não há nenhum voto previamente computado no sistema de votação. A “Zerésima” também informa o número de eleitores aptos a votar, no caso da Eleição Simulada, são 60. Mais tarde, após as 18h, Vidigal imprimirá, de seu gabinete, o resultado final das Eleições Simuladas de hoje, que será informado aos associados por um novo comunicado.

    Texto e foto: Virginia Pardal

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org