Ministro Hamilton Carvalhido toma posse como membro efetivo do TSE


    ministro_hamilton_carvalhido
    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, esteve presente à solenidade de posse do ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Hamilton Carvalhido assumiu a vaga deixada pelo ministro Fernando Gonçalves, que se aposentou. Na mesma sessão, o ministro Aldir Passarinho foi eleito pelos demais ministros para o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

    Ministro do STJ desde abril de 1999, o ministro Hamilton Carvalhido compõe a Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojeto de reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal.

    O ministro foi membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Começou a carreira jurídica como Defensor Público, nomeado por concurso público em 1966, no antigo Estado da Guanabara.  Também é membro da International Association of  Prosecutors e da Academia Petropolitana de Letras Jurídicas, além de professor em Faculdades de Direito em Brasília.

    Composição

    O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três juízes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), outros dois juízes entre os ministros do STJ e dois advogados indicados pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República. Hamilton Carvalhido foi eleito pelo STJ para compor o TSE no último dia 6.

    Texto: Jair Cardoso com ifmroações da Assessoria de Comunicação do TSE
    Foto: J.Freitas
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org