Seminário Brasil-Espanha registra intensos debates já na abertura

    Salamanca_1
    Foi aberto nesta segunda-feira (03), em Salamanca (Espanha), o “I Seminário de Direito Comparado Brasil-Espanha”, promovido pela Ajufe e pela Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca. A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Associação, Fernando Mattos, do decano da Faculdade de Direito, professor Rafael de Agapito Serrano, do catedrático de Direito Penal, professor Lorenzo-Mateo Bujosa Vadell, do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz federal Walter Nunes e dos organizadores do evento, os juízes federais Nino Toldo e Fernando Gonçalves.

    Salamanca_2

    Segundo relato enviado pelo presidente da Ajufe, os debates estão sendo muito interessantes e intensos. “A programação é bastante extensa. Como há muita abertura dos palestrantes, os debates entre os professores e os juízes brasileiros estão sendo muito proveitosos, o que demonstra a importância do intercâmbio de experiências entre os dois países”, contou Mattos. A primeira conferência foi proferida pelo decano da Faculdade e professor titular de Direito Constitucional da Universidade de Salamanca, Rafael Agapito Serrano, que discorreu sobre o tema “Introdução à Constituição Espanhola”.

    Salamanca_3

    O segundo conferencista da manhã foi o professor Lorenzo-Mateo Bujosa Vadell, catedrático de Direito Processual da Universidade de Salamanca, sobre o tema “O Sistema Processual Penal Espanhol”. Após o intervalo para o almoço, o seminário prosseguiu com a exposição do professor Bujosa Vadel sobre o mesmo tema. Encerrando o primeiro dia de atividades, o professor titular de Direito Processual da Universidade de Salamanca, Nicolas Rodriguez Garcia, discorreu sobre “Os Instrumentos Processuais contra a Corrupção, o Crime Organizado e a Lavagem de Dinheiro”.

    Veja outras fotos do Seminário no Banco de Imagens.

    Texto: Virginia Pardal com informações enviadas por e-mail pelo juiz federal Fernando Mattos, presidente da Ajufe
    Fotos: Juiz federal Manuel Maia

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org