Juízes federais participam de curso na Alemanha

    tribunal_alemoComeça nesta terça-feira (18), em Freiburgo, Alemanha, o II Encontro de Direito Comparado Brasil – Alemanha promovido pela Ajufe e pelo Instituto Alemão e Comparado de Direito Processual Civil (Institut für Deutsches und Ausländisches Zivilprozessrecht). O evento termina no dia 23 de maio e consiste em proporcionar aos magistrados brasileiros a perspectiva não só da vida acadêmica, como também da praxe judiciária da Alemanha e da Europa. O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, participa do encontro.

    A primeira atividade do evento será a visita ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos (foto), onde os magistrados brasileiros serão recepcionados pelo juiz português Irineu Cabral de Barreto. Criado em 1959, o tribunal é uma jurisdição do Conselho da Europa e tem por finalidade verificar o respeito dos princípios da Convenção Européia dos Direitos Humanos. Este tribunal só pode realizar julgamentos contra os Estados que assinaram a Convenção.

    Durante o curso, os juízes federais brasileiros terão a oportunidade de debater com juristas alemães da área de processo civil e direito público temas que tocam às duas realidades jurídicas. Além do Tribunal Europeu de Direitos Humanos em Estrasburgo (distante 100 km de Freiburgo), os magistrados brasileiros visitarão o Bundesgerichtshof (BGH), que equivale ao STJ brasileiro, o Bundesverfassungsgericht, que equivale ao STF brasileiro, ambos situados em Karlsruhe (distante 163 km de Freiburgo), e o Verwaltungsgericht (Tribunal Administrativo) de Freiburgo. Os juízes destas Cortes farão uma introdução sobre a jurisdição respectiva e no Tribunal Administrativo e, além da visita protocolar, haverá uma reunião informal com os juízes desta Corte.

    Veja abaixo a programação completa do II Encontro de Direito Comparado Brasil – Alemanha.

    Terça-feira, 18.05.2010

    Manhã: Partida de ônibus a Estrasburgo. Visita ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Recepção pelo Juiz português Irineu Cabral Barreto.

    Tarde: Retorno a Freiburgo.

    Quarta-feira, 19.05.2010

    Manhã: Partida de ônibus para Karlsruhe.
    9h: chegada ao Supremo Tribunal de Justiça (Bundesgerichtshof - BGH). Recepção pelo Juiz (Ministro) Professor Dr. Joachim Bornkam do 1o. Senado (Direito dos Cartéis).

    10h: Sessão do BGH.

    11h: Sessão do BGH.

    Tarde:

    13h: chegada ao Tribunal Constitucional Federal (Bundesverfassungsgericht - BVerfG),. Recepção pelo Juiz (Ministro) Professor Dr. Siegfried Broß.

    Quinta-feira, 20.05.2010

    Manhã: Visita ao Tribunal Administrativo de Freiburgo. Recepção pelo Presidente da Corte, Juiz Jens Michaelis. Roda de Discussão com os juízes.

    Tarde: Universidade de Freiburgo. Recepção pelo Decano Professor Doutor Hanno Merkt. Colóquio “Fundamentos do Processo Civil e sua Reforma no Brasil e na Alemanha”. Discussão entre os Juízes Federais do Brasil e Professores e doutorandos alemães sobre Processo Civil e sobre Direito Público.

    Texto: Jair Cardoso
    Foto: Associated Press (AP)


    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org