Subsídio: grupo de trabalho conclui estudos

    bancoImagemFotoAudiencia_AP_151975O grupo criados no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para elaborar estudos e apresentar propostas relacionadas à política remuneratória da magistratura da União, do qual faz parte o presidente da Ajufe, Fernando Mattos, concluiu seu trabalho e as conclusões já estão em poder do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

    Foi entregue ao ministro um anteprojeto de lei sobre a política remuneratória da magistratura brasileira, com fundamentação e nota técnica, bem como um estudo sobre o regime de previdência dos magistrados. As conclusões serão examinadas pelo STF e a expectativa dos juízes é a de que as propostas sejam encaminhadas ao Congresso Nacional com brevidade.

    Para o presidente da Ajufe, foi consenso entre os membros do grupo de trabalho a necessidade de modificação do sistema de revisão anual do subsídio. Por isso, a proposta apresentada pelas entidades de classe da magistratura tem dois pontos: a recomposição das perdas inflacionárias não contempladas pela última revisão do subsídio e um mecanismo que permita, dentro do regime constitucional, a revisão automática do subsídio, a cada ano, a partir de índices e valores previamente definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei do Orçamento Anual (LOA).

    “Reiteramos a importância de que novo projeto de revisão do subsídio nos moldes propostos seja encaminhado ainda neste semestre para que possa ser votado até o final do ano, quando deve ser fixada a remuneração da próxima legislatura”, explicou Fernando Mattos.

    As sugestões elaboradas pelo grupo foram entregues ao ministro Peluso pelo presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoa do CNJ, conselheiro Ives Gandra Filho, que coordenou o grupo de trabalho. Os estudos relacionados à previdência social dos magistrados da União foram coordenados pelo conselheiro do CNJ Jefferson Kravchychyn. A Ajufe foi representada nesse grupo pelo juiz federal João Batista Lazzari.

    Confira aqui o Anteprojeto de Lei que dispõe sobre Política Remuneratória.

    Leia a íntegra da Minuta do Projeto de Lei.

    Texto: Virginia Pardal  Foto: Nelson Jr. STF

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org