Entidades entregam sugestões de alteração da Resolução nº 106 aos conselheiros do CNJ

    memorialA Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em conjunto com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), elaborou memorial sobre o Pedido de Providências nº 0003496-18.2010.2.00.0000, em tramitação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o documento, entregue a todos os conselheiros do órgão nesta quinta-feira (16), as entidades buscam “superar questões que consideram não contornadas e também os embaraços que restaram estabelecidos com a edição da Resolução nº 106, que estabelece critérios objetivos para aferição do merecimento para promoção de magistrados e acesso aos tribunais de 2º grau”.

    Para as associações representativas da magistratura, a Resolução nº 106 da forma como está “compromete a independência dos juízes e a própria justeza do sistema meritório de promoções”. Ainda segundo o documento, as entidades sustentam que “ao provocarem o Conselho, sem optar de imediato por medidas judiciais, demonstram as associações o quanto prezam o papel do CNJ, esperando os magistrados que esse órgão reflita sobre as questões que lhe foram postas, dada a relevância de que se revestem, sendo absolutamente urgente que a matéria seja apreciada e deliberada em Plenário, mesmo porque o eminente relator da matéria, conselheiro Nelson Braga, indeferiu pedido liminar de suspensão da vigência do texto”.

    No memorial, as entidades de classe sugerem 17 alterações ao texto da Resolução nº 106, dentre elas a necessidade de exclusão da alínea “e” do inciso II do artigo 6º da Resolução, por entenderem que o texto fere o princípio da isonomia, bem como a necessidade de exclusão do § 3º do artigo 8º, por considerarem discricionário o critério para a pontuação de juízes convocados.

    Clique aqui para ler a íntegra do memorial com as sugestões apresentadas pelas entidades.

    Clique aqui para ler a íntegra da Resolução nº 106 do CNJ.


    Texto: Jair Cardoso
    Foto: SCO / CNJ
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org