Magistrados participam de ato de desagravo promovido pela Ajufe na Paraíba

    fotos_046Dezenas de representantes de várias carreiras jurídicas entre elas AMB, ANPR, Amatra, além de vários procuradores federais e advogados da União, estiveram na tarde desta terça-feira (22), na sede da Seção Judiciária da Paraíba, para participar de ato de desagravo aos juízes da 7ª Vara da Justiça Federal naquele Estado. O manifesto foi coordenado pelo presidente da Associação do Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy. Os juízes federais paraibanos haviam sido notificados em pedido de controle formulado pela OAB junto ao Conselho Nacional de Justiça sob a acusação de extinção indiscriminada de processos, naquele Juízo.

    Ao usar a palavra durante o ato de desagravo, o presidente da Ajufe lembrou que durante seis anos advogou e, como tal, foi associado da OAB, onde foi membro da Comissão de Defesa e Assistência dos Advogados e do tribunal de Ética e Disciplina no Rio Grande do Sul, e que por isso mesmo tem certeza que isso foi um ato isolado e que da forma grosseira como foi tratada pelos presidentes da OAB nacional e da seccional paraibana a magistratura federal da Paraíba, ”não estão a altura da história da Ordem”

    Para Gabriel Wedy, as juízas federais Niliane Meira Lima, Wanessa Figueiredo dos Santos Lima e o juiz federal Bruno Teixeira são, “magistrados exemplares éticos e trabalhadores e não mereciam o tratamento dado”. Lembrou a decisão do Conselho Nacional da Justiça que cassou a liminar concedida ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. “Os magistrados apenas cumpriram a lei, como reconheceu a decisão do CNJ, inclusive com o voto criterioso do ministro Gilson Dipp", avaliou Wedy.

    fotos_034Durante o ato, a juíza federal Niliane Meira Lima afirmou que a postura da Associação dos Juízes Federais do Brasil, “demonstra que a Ajufe está atenta e acompanha ativamente a atuação dos seus associados, permanecendo ao lado dos mesmos quando a defesa das suas condutas representar uma causa de reafirmação do Poder Judiciário”.

    A juíza federal também elogiou a postura firme do presidente da Ajufe. “As palavras do presidente Gabriel Wedy demonstram claramente quais as condutas que devem ser defendidas em prol da independência e da atuação das instituições indispensáveis a pacificação social”.

    Para a juíza federal Wanessa Figueiredo dos Santos Lima, “foi muito importante a presença da Ajufe em apoio não somente aos juízes diretamente atingidos, mas, porque representou uma defesa de toda a magistratura. É claro que os magistrados estão abertos a críticas, sugestões e aos questionamentos de suas decisões, contudo, isso não pode ser feito de forma desrespeitosa”.

    No ato, o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, esteve acompanhado pelo secretário-geral da entidade José Carlos Machado, pelo diretor de esporte Wilson José Witzel, pelo delegado da Ajufe na Paraíba, Bianor Arruda e pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do rio Grande do Sul – Ajufergs, José Francisco Andreotti Spizzirri. Também estiveram presentes ao ato de desagravo promovido pela Ajufe a diretora do Forum, juíza federal Helena Fialho, o juiz federal substituto da 10ª Vara Federal (Campina Grande/PB),Tercius Gondim Maia.

    Texto: Clovis Souza     Foto: Silvana/JFPB
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org