Ajufe e Ajufer lutam para ampliar a participação da JF na Justiça Eleitoral

    Audiencia_com_o_presidente_do_TSE_ministro_Ricardo_Lewandwski_020A ampliação da participação dos juízes federais na Justiça Eleitoral de 1ª instância foi tema de audiência entre o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski. Também participaram da reunião realizada hoje (7) no gabinete da presidência do TSE o presidente da Ajufer, Moacir Ferreira Ramos, o presidente da Ajufergs, José Spizzirri, o desembargador federal Reynaldo Fonseca, e a juíza federal Marla Marinho.

    Durante a audiência, Wedy entregou ao presidente do TSE um estudo detalhado elaborado pela Ajufer sobre a necessidade de a jurisdição eleitoral de 1º Grau (Zonas Eleitorais) ser exercida pelos juízes federais, em caráter preferencial. Na avaliação do presidente da Ajufe, seria importante para a sociedade brasileira que a competência da jurisdição eleitoral passe para a Justiça federal.

    “Pela estrutura que tem a Justiça Federal no interior, especialmente em matéria de informatização, de servidores, e de prédios é fundamental que a competência da Justiça Eleitoral passe, de forma preferencial, para a Justiça Federal nas seções e nas zonas eleitorais, tal como já ocorre nas áreas previdenciária e fiscal”, salientou Wedy.

    De acordo com o presidente da Ajufe, o ministro Ricardo Lewandowski foi muito receptivo aos argumentos apresentados pelos juízes federais e disse que vai enviar o relatório recebido para a área técnica do tribunal para que ele seja analisado. “Este estudo vem em benefício da sociedade brasileira, pois visa garantir uma prestação jurisdicional melhor no primeiro grau, com mais estrutura e mais qualidade adequando-se, ainda, a Justiça Eleitoral ao modelo constitucional brasileiro”, avaliou Wedy.

    LOMAN

    Audiencia_com_o_presidente_do_TSE_ministro_Ricardo_Lewandwski_030Outro tema discutido durante a audiência com o presidente do TSE foi o Anteprojeto de Lei da nova Lei Orgânica da Magistratura (LOMAN). “Na realidade, o Anteprojeto da nova LOMAN foi elaborado sob a coordenação do ministro Ricardo Lewandowski, com participação ativa da Ajufe, AMB e Anamatra. E o ministro disse que 90% do texto do projeto foi sugerido pelas Associações”, esclareceu o presidente da Ajufe.

    Além disso, complementa Wedy, o ministro garantiu que a Ajufe terá nova vista do projeto antes mesmo que o texto seja apreciado em sessão administrativa do Supremo Tribunal Federal (STF). “Esta garantia é uma importante vitória da Ajufe que já participou ativamente, em conjunto com AMB e Anamatra, da elaboração do projeto, mas é fundamental que tenhamos vista do texto final do projeto antes que este seja enviado ao Congresso Nacional”.

    Por fim, “nós da Ajufe estamos muito preocupados com o momento oportuno para o envio deste projeto ao Congresso Nacional. Precisamos trabalhar muito para encontrar o momento adequado para não perdermos mais direitos.”, ponderou o presidente da Ajufe.

    Texto e foto: Jair Cardoso
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org