Wedy critica aprovação da PEC 89 pelo Senado em entrevista a Jovem Pan

    Logo_ajufe_na_imprensaEm entrevista concedida à rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira (8), o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, criticou a aprovação da PEC 89/2003 pelo Senado Federal, que dá nova redação aos artigos 93 e 95 da Constituição Federal para permitir a perda do cargo de magistrado por decisão administrativa.

    Para Wedy, a aprovação desta PEC foi uma das decisões mais infelizes do Congresso Nacional desde a promulgação da Constituição Federal em 1988. “Nem mesmo a ditadura militar quis cassar a independência do Poder Judiciário. Nem nos tempos negros da ditadura no Brasil isso foi feito. Portanto, em tempos de regime democrático querer punir a magistratura com a perda do cargo por decisão administrativa é um risco para a população brasileira. Além disso, esta PEC é completamente inconstitucional, pois viola o artigo 95, I, da Constituição”.

    No entendimento do presidente da Ajufe, “o juiz tem que estar acima de qualquer pressão política e econômica. Para julgar, o juiz precisa ser imparcial e, para isso, ele precisa da vitaliciedade. Além disso, o magistrado precisa ter a garantia que se ele tiver que julgar um político poderoso, por exemplo, que ele fique resguardado na sua independência para poder fazer o julgamento de acordo com as provas nos autos”.

    Durante a entrevista, Wedy disse não crer que a PEC seja aprovada na Câmara dos Deputados. Contudo, caso isso ocorra, o presidente da Ajufe garantiu que a primeira atitude da entidade será ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF). “Tenho certeza de que o STF não vai permitir que haja violação à Constituição”, disse Wedy.

    Por fim, o presidente da Ajufe disse que o Congresso Nacional não pode confundir a campanha da Ficha Limpa e as condenações da Justiça Eleitoral com a aprovação de uma PEC que atenta contra a Constituição. “O que houve foi uma mistura de estações. O que está por trás disso, na verdade, é uma má vontade do Congresso Nacional com o Poder Judiciário. Nós não podemos confundir a campanha da Ficha Limpa e as condenações da Justiça Eleitoral com a aprovação de uma PEC amplamente inconstitucional”.

    Texto: Jair Cardoso
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org