Reunião da Ajufe em BH define data para ato público em defesa da PEC 544

    Ajufe_em_BH_062A Ajufe, em parceria com entidades da magistratura e de operadores do direto, vai realizar no próximo dia 2 de agosto, ato público de mobilização pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 544, de 2002, que estará na pauta do plenário da Câmara no dia 3 de agosto. A PEC prevê a criação de novos tribunais regionais federais (TRFs) em Minas Gerais, Paraná, Amazonas e Bahia e já foi aprovada pelo Senado Federal.

    Reunião

    No encontro, realizado na seção judiciária do estado de Minas Gerais, estiveram presentes o vice-presidente da 1ª Região da Ajufe, Tourinho Neto, representando o presidente da entidade, Gabriel Wedy, além do secretário-geral José Carlos Machado, do juiz Alexandre Infante, diretor de Tecnologia da Informação e do presidente da comissão da PEC 544, Roberto Veloso, todos da Ajufe. Estiveram presentes também o diretor do foro, Itelmar Raydan Evangelista, o representante do Conselho Regional da OAB, João Henrique Café, o deputado federal Odair Cunha (PT-MG) e diversos magistrados federais.

    Todos que estavam presentes na reunião se mostraram extremamente motivados com a criação dos tribunais já que “é impossível se prestar uma jurisdição célere com tantos processos para serem julgados”, disse o presidente Comissão da PEC, Roberto Veloso.

    Para Tourinho Neto, tem que haver uma “mobilização de todos os estados para juntos podermos concretizar a aprovação junto ao Congresso desta PEC, já que ela já foi aprovada pelo Senado e tem grande possibilidade de aprovação da Câmara,” afirmou o vice-presidente.

    Na ocasião, o Juiz Federal Ricardo Machado (BH) concedeu entrevista à imprensa local destacando a importância e a necessidade da criação dos Tribunais.

    Apoio

    Na reunião, também ficou acertado que o representante da OAB – BH, João Café entrará em contato com os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil de MG, BA, PR e AM, e que o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante também estará presente no ato, em Brasília.

    Para o deputado Odair Cunha, há uma grande possibilidade de que a questão esteja na pauta dos líderes no Congresso Nacional. “com a mobilização que será promovida em Brasília, no dia 2, com certeza a PEC pode até ser aprovada pela casa”.

    Estiveram presentes na reunião aproximadamente 25 magistrados federais da justiça mineira.

    Texto: Kena Melo
    Foto: ASCOM JF-MG
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org