Ajufe e Ajugemg promovem reunião para tratar da PEC 544/2002

    Reunio_magistrados_criao_do_TRF_MG_-_menorNo dia 26 de julho, segunda-feira, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg) promoveram a segunda rodada de debates visando à aprovação da PEC 544/2002 – que dispõe sobre a criação de quatro novos tribunais regionais federais, cujas sedes seriam localizadas em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM).

    A reunião, realizada na sede da Justiça Federal de Minas Gerais, contou com a presença dos deputados federais Miguel Martini (líder do PHS na Câmara dos Deputados) e Odair Cunha (PT/MG); do conselheiro federal da OAB, advogado João Henrique Café de Souza Novais e de juízes federais.

    Os juízes federais esclareceram dúvidas dos deputados e enfatizaram a necessidade da criação de novos tribunais como condição essencial para uma prestação jurisdicional mais eficiente e célere. No caso de Minas Gerais, a instalação da segunda instância da Justiça Federal terá como resultado direto um alívio à sobrecarga de processos em curso no TRF da 1ª Região.

    A juíza federal Cristiane Botelho, diretora da Ajufemg, acredita na viabilidade da aprovação da PEC 544 ainda neste ano, principalmente pelo apoio concedido pela OAB e demais órgãos da sociedade civil, “uma vez que a criação dos novos tribunais proporcionará maior agilidade no julgamento dos recursos, trazendo impacto direto na diminuição do custo Brasil e aprimorando o acesso do cidadão à justiça, disse a diretora”.

    Para o secretário-geral da Ajufe, José Carlos Machado, os trabalhos da comissão encontraram uma feliz ressonância junto aos deputados presentes na reunião que, além de apoiarem integralmente o projeto, se prontificaram a trabalhar pela sua aprovação, começando pela reunião de líderes, que acontecerá na próxima semana.

    A Proposta de Emenda Constitucional 544/2002 foi aprovada no Senado Federal e aguarda votação na Câmara desde novembro de 2003, quando foi retirada da pauta. No próximo dia 3 de agosto, a PEC 544/2002 poderá ser incluída na pauta da Câmara. Na véspera, dia 2, será realizado, um ato público, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. O ato público está sendo organizado pela OAB e pela Ajufe.

    Texto: Assessoria de Comunicação, com informações da Comunicação Social da Justiça Federal de Minas Gerais.
    Foto: ASCOM/MG
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org