Apajufe a um passo da aprovação da Lei da Transparência no Paraná

    Na noite dessa terça-feira (24), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em segunda votação, a Lei da Transparência (Lei nº 265/2010), durante sessão extraordinária. Agora, o projeto passará por uma terceira votação no plenário e, se aprovado, será encaminhado ao governador Orlando Pessuti para sanção. Ao todo foram 46 votos favoráveis e dois contrários.

    Apresentado pela Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe) e pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Paraná (OAB-PR), o projeto foi aprovado, em julho, em primeiro turno com 44 votos favoráveis, dois votos contra, e oito abstenções.

    O projeto da Lei de Transparência determina a todos os três Poderes paranaenses, além do Ministério Público, Tribunal de Contas, empresas públicas, autarquias e fundações, que publiquem seus atos oficiais e administrativos no Diário Oficial do Estado e nos seus portais na internet.

    A proposta de lei prevê que toda a movimentação financeira deve estar disponível para consulta pela população. O projeto foi apresentado após denúncias, no começo deste ano, de desvio de dinheiro público por meio da contratação de funcionários “fantasmas” pela Assembleia Legislativa do Paraná. Também se detectou a abertura de contas bancárias em nome de titulares “laranjas”.

     

    Texto: Nathalia Flegler/Andréa Mesquita, com informações do jornal “Gazeta do Povo”

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org