Ajufe divulga nota de apoio a Peluso para garantir juízes de carreira nos Tribunais

    bancoImagemFotoAudiencia_AP_160497A Ajufe divulgou nota em apoio ao presidente do STF, ministro Cezar Peluso, que quer garantir, por meio de alteração na Constituição de 1988, a representação de magistrados de carreira nos Tribunais Superiores. Atualmente, há integrantes oriundos do Ministério Pública e da classe dos advogados em maior extensão do que prevê o chamado "quinto constitucional". Além do apoio ao ministro Peluso, que enviou sugestão de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) à Presidência da República para corrigir esta distorção, a Ajufe pretende provocar esta discussão por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) a ser ajuizada nos próximos dias no Supremo Tribunal Federal (STF).

    Leia abaixo a íntegra da nota:

    NOTA DA AJUFE EM APOIO AO MINISTRO CEZAR PELUSO

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), entidade nacional que congrega mais de 1.700 juízes federais, manifesta integral apoio à proposta de alteração na Constituição Federal enviada pelo ministro Cezar Peluso à Presidência da República para que as vagas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) destinadas à magistratura sejam ocupadas apenas por magistrados de carreira concursados, a fim de que seja extinta a distorção que permite a representantes do Ministério Público e da advocacia ocuparem cargos destinados a juízes, além dos previstos pelo quinto constitucional.

    Na Justiça do Trabalho já existe disposição constitucional [art. 111-A], que prestigia os magistrados de carreira nas indicações para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Nos próximos dias, a Ajufe ajuizará Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF para que esta distorção seja reparada. O Congresso Nacional precisa ter sensibilidade neste momento para que o STJ possa contar mais amplamente com a experiência e a qualificação de magistrados de carreira em seus cargos como uma contribuição ao aperfeiçoamento do regime republicano e da democracia.

    Gabriel Wedy
    Presidente da AJUFE
    Brasília (DF), 3 de setembro de 2010

    Foto: Carlos Humberto SCO/STF
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org