Emarf e CCJF apresentam fórum sobre Direito e Biotecnologia

    A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) e o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresentarão no dia 13 de setembro, segunda-feira, no Teatro do CCJF (av. Rio Branco nº 241,  Cinelândia), das 9 às 13h, fórum sobre "O Direito frente aos avanços da Biotecnologia".

    Abrindo a programação, o desembargador federal e professor de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Gama Filho (UGF), Guilherme Calmon Nogueira da Gama, abordará o tema "Reprodução assistida e Conselhos de Medicina". Em seguida, a também professora de Direito da Uerj e doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública, Heloisa Helena Barboza, palestrará sobre "O Direito em face de algumas possibilidades de disposição do próprio corpo".

    O professor, sanitarista e bioeticista, Fermin Roland Schramm, discorrerá sobre "Paradigma biotecnocientífico e paradigma bioético?". Por fim, será a vez do chefe da equipe de transplante de fígado do Hospital Federal de Bonsucesso e membro da diretoria da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Dr. Lucio Pacheco, falar sobre "Transplantes", seguido de debates.

    O fórum será aberto ao público e contará com videoconferência para a Seção Judiciária do Espírito Santo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet: www.trf2.gov.br/emarf na parte de cursos pelo portal de inscrições. Os magistrados federais podem fazê-las pelo módulo do CAE também na internet. Já os servidores do Espírito Santo que quiserem assistir podem se inscrever pelo telefone (27) 3183-5187, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Aos estudantes de direito serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

    O evento, que integra o cronograma de 2010 do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização (CAE) para magistrados federais da 2ª Região, e que faz parte do Curso de Direito Civil (promovido pela Emarf e credenciado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam), conta com o apoio, além do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).

    Assessoria de Comunicação do TRF-2
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org