Federalização de crime contra direitos humanos é imperativo ético no combate à impunidade

    Dr.WedyO presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, afirmou, na tarde de hoje (9), que a federalização de crime contra direitos humanos é imperativo ético no combate à impunidade.

    Segundo ele, a discussão jurídica ao redor do deslocamento de competência entre as instâncias federativas - na qual se determina que um processo relativo a um crime contra os direitos humanos saia da jurisdição estadual e seja julgado no âmbito da União - deve ser "paradigmática".

    “A ideia de impunidade tem sido desconstruída em grande parte pela destacada atuação dos juízes federais, que têm atuado no combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e ao tráfico internacional de drogas. A estrutura da Justiça Federal, a qualificação de juízes e servidores e, em especial, a sua completa desvinculação com a esfera estadual, torna a federalização dos crimes contra os direitos humanos um imperativo ético no combate à impunidade e lesão ao princípio da dignidade humana. Não podemos correr o risco de sofrer sanções por órgãos internacionais em tema tão sensível. É hora de a Justiça Federal processar e julgar os crimes contra os direitos humanos para que estes, restando demonstrados, tenham uma punição exemplar”, disse o presidente da Ajufe.

    O Brasil foi condenado três vezes, recentemente, na Corte Interamericana de Direitos Humanos - órgão ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA) - por não cumprir regras que tratam de violação de direitos humanos e que foram estabelecidas em acordos internacionais em que ele próprio é signatário.

    "Se não se pune os agressores de direitos humanos, futuras sanções em fóruns internacionais virão contra o Brasil. Por isso defendemos a federalização, não por desmerecermos o trabalho realizado pelos órgãos estaduais de Justiça, mas porque somente a União pode ser responsabilizada por não cumprir um tratado e as obrigações ali previstas”, ressaltou Wedy.


    Texto: Andréa Mesquita

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org