JF interroga vereadores de Campos (RJ) nestas terça e quarta-feiras

    Justia_FederalA Justiça Federal realiza audiências nestas terça (14) e quarta-feiras (15) para interrogar 15 vereadores e ex-vereadores de Campos (RJ) com mandato entre 2005 e 2008, em razão da denúncia do procurador da República Eduardo Santos de Oliveira de que os políticos fizeram denunciação caluniosa contra ele em maio de 2008.  

    Os vereadores questionaram por meio da imprensa local algumas declarações do procurador quando foi deflagrada a operação “Telhado de Vidro”, que afastou o então prefeito, Alexandre Mocaiber, e gerou a prisão de 18 pessoas.

    Defesa

    Os advogados de defesa dizem que quando o Ministério Público Federal (MPF) propôs ação de improbidade contra os vereadores à época e a propositura foi divulgada, os vereadores por meio da imprensa questionaram a conduta do procurador, acusando-o de falar em cassações antes da conclusão do processo.

    Os advogados de defesa ainda alegam que os vereadores não tiveram a intenção de caluniar o procurador, e sim pedir a seus superiores uma investigação sobre abuso de autoridade por falar em possíveis punições dos vereadores antes do término do processo.

    Acusação


    O procurador entendeu que a divulgação dos vereadores caracterizou fato ofensivo à reputação. De acordo ainda com a denúncia do procurador, uma nota no blog do então presidente da Câmara, Marcos Bacellar, o ofendeu ainda mais e reforça a acusação de calúnia.

    Também respondem à ação dois editores-chefes dos jornais que divulgaram a nota dos vereadores questionando a conduta do  procurador. Os mandados de intimação já foram cumpridos nos últimos dias.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org