CNJ rejeita revisão e associações irão ao STF contra Resolução nº 106

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) rejeitou na sessão de hoje (14) o pedido de revisão feito pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) quanto à revisão de pontos da Resolução nº 106/CNJ, que estabelece critérios objetivos para a promoção de magistrados e acesso aos tribunais de 2º grau. Diante da decisão, as associações irão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informou o diretor de Assuntos Jurídicos da Ajufe, desembargador Francisco Cavalcanti, após a sessão.

    "A resolução cria critérios objetivos para a promoção de juízes e parte de uma idéia boa, mas houve equívocos na sua formulação. Por isso, vamos questionar o texto no Supremo Tribunal Federal, por meio de ação a ser proposta nos próximos dias", afirmou o desembargador Francisco Cavalcanti.

    Para o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, presente à sessão do CNJ, a fixação de critérios objetivos para as promoções por merecimento é uma medida republicana que visa prestigiar o juiz que presta uma boa jurisdição e afastar o apadrinhamento. Para ele, é fundamental que o texto não dê margem a interpretações equivocados, que possam contrariar a Constituição ou comprometer a independência dos magistrados.   

    "Ainda estamos discutindo com a AMB e a Anamatra se ajuizaremos um mandado de segurança ou uma ação direta de inconstitucionalidade. Temos certeza que vamos conseguir reverter essa decisão no STF, que é o guardião da Constituição", disse Wedy. As associações sugerem 17 alterações no texto da resolução.

    Além de Wedy e Cavalcanti, acompanharam a sessão do CNJ o vice-presidente da Ajufe na 2ª Região, Fabrício Fernandes, o diretor de Assuntos Institucionais, desembargador Vladimir Passos de Freitas, e a diretora Social, Érika Reupke.  

    Texto: Virginia Pardal
    Revisão: Andréa Mesquita
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org