Justiça Federal condena acusados pela Operação Vento Sul

    A Justiça Federal condenou cinco pessoas envolvidas com contrabando de cigarros provenientes do Paraguai, que abasteciam ilegalmente o mercado do Sul de Santa Catarina. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), além de contrabando foram cometidos os crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e violação de sigilo bancário. As investigações da Polícia Federal foram denominadas de Operação Vento Sul e aconteceram entre julho e dezembro de 2006.

    O réu Alexandre Medeiros Rabelo, considerado o líder da suposta organização criminosa, foi condenado a 12 anos e quatro meses de reclusão e a multas que, somadas, chegam a 270 salários mínimos, em valores variáveis conforme a época dos fatos. Ele teria praticado os crimes de contrabando, quadrilha, lavagem e violação de sigilo. Cabe recurso em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS).

    A sentença é da juíza Ana Cristina Krämer, da 1ª Vara Federal de Florianópolis, e foi registrada em 15 de setembro. O réu Edson Antônio Delazeri foi condenado, por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, às penas de quatro anos e seis meses de reclusão e multa de 30 salários mínimos. Os outros três receberam penas de um ano de reclusão, substituídos por prestação de serviços à comunidade e pagamento de valores entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Todos podem recorrer em liberdade ao TRF4.

    A decisão ainda prevê a perda, em favor da União, de valores em dinheiro e veículos, incluídos dois ônibus, que seriam resultado de crime ou usados para praticá-los. O processo foi julgado em Florianópolis em função da competência especializada da 1ª Vara Federal Criminal para crimes cometidos por organizações criminosas e de lavagem de dinheiro.

    Fonte: Jornal O Riossulense
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org