Juiz federal americano de 103 anos ainda preside julgamentos


    Um juiz americano desafia o livro dos recordes e a história. Nomeado pelo presidente John F. Kennedy, em 1962, Wesley E. Brown, ainda está na ativa, com uma particularidade: cobra que os advogados sejam breves, nunca se sabe se ele vai viver para tomar a decisão final...

    A presença de Brown na sala do tribunal é vista como um milagre diário. Pelo sim, pelo não, há sempre um cilindro de oxigênio por perto, revela o jornal "The New York Times".

    Nos Estados Unidos, os juízes federais podem continuar a trabalhar enquanto se sentirem aptos, o que na prática significa enquanto eles quiserem.

    Os juízes federais americanos pode se aposentar aos 65 anos, tendo direito ao salário integral, mas a maioria, tal como Brown, prefere continuar, passando para o estatuto de juiz sênior. No momento, e de ainda de acordo com o "The New York Times", 20% dos juízes da ativa pertencem a esta categoria.

    Sobre o juiz Brown, as opiniões são unânimes. A sua aparência física alterou-se consideravelmente com a passagem do tempo, mas a suas capacidades intelectuais se mantêm as mesmas.

    No entanto, é o próprio juiz Brown que faz algumas concessões à sua idade: tem menos processos cíveis e pede aos advogados para que não se alonguem nas suas exposições.

    Ele é cético quanto ao possível lugar nos livros de recordes e revela-se cansado de todo o alarde em torno do seu próximo aniversário. "Não estou interessado em saber como estou velho", diz ele, "estou interessado em fazer um bom trabalho, e posso fazê-lo".

    Fonte: Redação TVi 24, de Portugal
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org