CVM oferece curso de Direito Societário e mercado de capitais a juízes

    Começa hoje (23) o primeiro curso de Direito Societário e mercado de capitais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para magistrados. A iniciativa faz parte de um convênio firmado com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que engloba os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

    O curso tem foco inicial em magistrados federais. A iniciativa da CVM de se aproximar da Justiça para discutir questões societárias e de regulação tem o objetivo de estimular o debate sobre temas de interesse da autarquia, vinculada ao Ministério da Fazenda, e também do mercado com juízes, advogados e procuradores das República.

    O superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Vasco, informou à Agência Brasil que, “dentro desse grande objetivo de aproximação institucional e de debate, há também o objetivo mais imediato de contribuir para a especialização dos operadores do Direito nos temas sob a supervisão da CVM”.

    Ele acredita que o curso poderá facilitar o entendimento dos juízes sobre os processos relacionados ao mercado de valores mobiliários. “O crescimento do mercado de capitais e sua maior utilização pelas empresas e pela nossa sociedade como fonte de financiamento e de investimento traz um acréscimo no número de questões que são levadas à Justiça”.

    O primeiro módulo do programa fará uma apresentação das grandes estruturas do mercado de capitais, sob o ponto de vista da CVM. Serão abordados o Sistema Financeiro Nacional, a atuação da CVM, a autorregulação do mercado de capitais, os papéis dos principais agentes do mercado, as entidades administradoras do mercado de bolsa e de balcão, além de temas específicos, como contratos derivativos e securitização.

    O programa será encerrado com um panorama da crise internacional seus reflexos no Sistema Financeiro Nacional, com foco na atuação da CVM.
    A parceria entre a autarquia e o TRF2 prevê o desenvolvimento de projetos educacionais e de capacitação profissional voltados, prioritariamente, para os magistrados federais da 2ª Região e procuradores federais da CVM. A meta é oferecer cursos de pós-graduação, de aperfeiçoamento e de extensão, e também palestras e seminários.

    Fonte: Agência Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org