Justiça Federal nega autorização para extrair mexilhões durante o defeso em Santa Catarina

    A Justiça Federal negou o pedido de liminar da Defensoria Pública da União (DPU), em favor de maricultores, para que fossem concedidas licenças para extração de sementes de mexilhões em Santa Catarina durante o período de defeso da espécie. A decisão foi registrada na sexta-feira e cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

    O juiz Sérgio Eduardo Cardoso, da Vara Federal Ambiental de Florianópolis, depois de promover duas audiências entre as partes envolvidas e considerar informações técnicas, entendeu que não é possível mensurar as consequencias ambientais da autorização e negou o pedido com fundamento no princípio da precaução.

    A DPU havia alegado que a extração — para plantio este ano e colheita em 2011 — não pôde ser feita porque a própria União não concluiu o Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura. Como o plano exige um cadastro específico, mas ainda não está concluído, a DPU requereu a concessão da licença aos maricultores já cadastrados junto ao Ministério da Aquicultura e Pesca.

    O Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul) se manifestou contra o pedido, informando que "o controle efetivo da extração ilegal de sementes de mexilhões dos bancos naturais pela fiscalização é complexo e de baixa eficiência, o único período em que um maior controle é possível seria durante o defeso".

    Para o juiz, o eventual atraso "não autoriza a liberação por parte do Judiciário, desprovida de embasamento técnico, na medida em que nos encontramos em pleno período de defeso, havendo que tutelar-se, também, o meio ambiente".

    Segundo Cardoso, "eventual prejuízo advindo da não liberação poderia ser objeto de ação específica, caso ficasse comprovada conduta lesiva por parte da União".

    A ação foi proposta contra a União, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

    Fonte: Diário Catarinense
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org