STF nega liberdade a traficante ligado às Farc e Beira-Mar

    O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta terça-feira, o pedido de habeas-corpus apresentado por Vicente de Paulo Lima, conhecido como Peru, preso em 2002, com um carregamento de bazucas e fuzis em um de seus aviões particulares. Ele teria ligação com o traficante Fernandinho Beira-mar e com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

    Lima pediu para ser libertado enquanto aguarda o julgamento de apelação contra condenação imposta pela Justiça Federal de Goiás. No pedido, a defesa alegou que ele é réu primário, tem "antecedentes abonadores", e que a apelação está no Tribunal Regional Federal da 1ª Região há quatro anos.

    Lima foi preso pela Polícia Federal no Suriname e as investigações apontaram que fazia parte de uma quadrilha, da qual ele e Leonardo Dias de Mendonça, o Léo ou Pequeno, eram líderes, e que tinham ligação com a rede do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Dos vários investigados que tiveram prisão preventiva decretada na ocasião, apenas Peru, Léo e Beira-Mar ainda estão presos.

    De acordo com a Justiça Federal de Goiás que condenou Vicente em primeira instância, o grupo possuía uma estrutura invejável, com diversas aeronaves, pistas de pouso em vários municípios, dezenas de telefones celulares e via satélite, veículos e, principalmente, "gigantesco poderio econômico".

    Cada integrante do grupo atuava em sua "área de competência". Leonardo negociava o tráfico e Lima, proprietário de pelo menos seis aeronaves, cuidava principalmente do transporte da droga. Os negócios incluíam contatos na Colômbia e no Suriname, com a troca de armas por drogas.

    O relator do processo, ministro Gilmar Mendes disse que existe nos autos farto material para justificar a manutenção da prisão. Inclusive a informação de que Vicente usou suas aeronaves na fuga de diversos comparsas, inclusive Leonardo que, quando teve prisão preventiva decretada, fugiu para a Colômbia em um de seus aviões e ficou oculto com ajuda de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

    Fonte: Terra
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org