Rede TV repercute com presidente da Ajufe exigência de dois documentos para votar

    Wedy_redetv2O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, deu entrevista à Rede TV sobre o julgamento iniciado ontem (29),  pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4467, na qual o Partido dos Trabalhadores (PT) questiona a exigência, prevista na Lei 9.504/97, de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições – o título e um documento com foto.

    O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, depois que sete ministros já haviam votado no sentido de dar ao artigo 91-A da lei o entendimento de que apenas a ausência do documento com foto pode impedir o eleitor de votar. A relatora é a ministra Ellen Gracie, e seu voto foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Ayres Britto.

    Para o presidente da Ajufe, a decisão que prevalece até o momento é a mais acertada, na medida em que o acesso ao voto deve ser sempre facilitado. “A exigência de um único documento para votar torna tudo mais fácil porque aumenta a possibilidade de participação do eleitor no pleito”, disse Wedy.

    Na ação, o PT sustenta que a medida, incluída pela Lei 12.034/2009, é desnecessária, injustificável e irrazoável. Para o partido é “perfeitamente possível garantir a autenticidade do processo de votação, sem comprometer a universalidade do voto, mediante a consulta a um documento oficial com foto”. Para o partido, houve um excesso na lei, que acaba por gerar uma restrição injustificável.

    Veja o vídeo aqui.

    Fonte: Virginia Pardal, com informações do STF

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org