TRF-2 condena União a pagar R$400 mil aos pais de tenente morto

    A Justiça Federal no Rio de Janeiro condenou a União a pagar indenização de R$ 400 mil por danos morais aos pais do tenente do Exército morto a pauladas por outros dois militares, em junho de 2005, em uma tentativa de assalto, dentro do forte São João, na Urca, zona sul do Rio.

    De acordo com o processo, o tenente Jonny Fortunato Volotão, 22, foi assassinado no estacionamento do quartel por um soldado e um recruta, que teriam tentado roubar seu carro. O soldado Andrelino Guedes Bernardo e o recruta Carlos Alberto dos Santos Júnior foram condenados criminalmente a 30 e a 20 anos de prisão, respectivamente.

    Apesar de o quartel ser vigiado por militares, a União tentou se eximir da responsabilidade, afirmando, em sua defesa no processo, que "o Estado não pode estar presente em todos os lugares".
    A Sétima Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no entanto, entendeu que houve falha na segurança do forte.

    A relatora do caso, a desembargadora federal Salete Maccalóz, destacou o fato de que, como o assassinato foi a pauladas, o crime se estendeu por tempo suficiente para que barulhos e gritos chamassem a atenção dos vigilantes.

    Fonte: Folha SP
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org