TCU condena ex-prefeito de Canoas por irregularidades na merenda escolar

    O Tribunal de Contas da União condenou o ex-prefeito de Canoas, Marcos Ronchetti, o ex-secretário municipal da Educação Marcos Zandonai e a empresa SP Alimentação a pagar R$ 4 milhões aos cofres públicos. Ronchetti é candidato a deputado estadual pelo PSDB.

    A corte verificou irregularidades nos contratos da empresa com a administração pública firmados entre 2005 e 2008 para fornecimento de merenda para a rede municipal de ensino. Entre elas, direcionamento de licitação, sobre preço, pagamentos indevidos e fornecimento de merenda escolar em quantidade e qualidade inferiores ao previsto. As partes também foram multadas em R$ 200 mil. O advogado de Ronchetti, Marcelo Marcante Flores, adianta que vai recorrer da decisão.

    A ação civil pública que tramita na Justiça Federal de Canoas foi suspensa pelo STJ, em razão de um recurso da SP Alimentação. A empresa garante que não houve superfaturamento da merenda e que tudo será provado na Justiça. Marcos Zandonai não foi encontrado pela reportagem.

    De acordo com a decisão, a SP Alimentação está impedida de participar de licitações com a administração pública federal por cinco anos. Já Ronchetti e Zandonai não poderão ocupar cargos em comissão ou função de confiança na administração pública por oito anos.

    Fonte: Zero Hora

     

     

     

     

     

     

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org