Juiz federal cearense compõe a Turma Nacional de Uniformização (TNU)

    juizFederalCearense_200“Recebo a indicação para compor a TNU (Turma Nacional de Uniformização) como um desafio profissional instigante, por um lado, e como um reconhecimento do meu compromisso institucional, por outro.” Foi assim que o juiz federal Alcides Saldanha Lima, titular da 10ª Vara Federal, em Fortaleza, recebeu a notícia da sua indicação para compor a Turma Nacional de Uniformização feita pela TRF5, pelo Pleno da Sessão do dia 22 de setembro último. A indicação do juiz federal foi recebida com muito entusiasmo por magistrados e servidores da Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará.

    O juiz federal Alcides Saldanha Lima compõe e preside a Segunda Turma Recursal da Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará - SJCE, desde sua instalação, em maio de 2007. Nesta condição é membro efetivo da Turma Regional de Uniformização (5ª Região), e está no segundo (e último) mandato de dois (2) anos.

    Perguntado sobre como conciliará as ações, quer como magistrado na JFCE quer como membro das Turmas Recursal e Regional quer como membro da TNU, o magistrado disse que “Na Justiça Federal, de costume, as atribuições se somam. As novas quase nunca vêm em detrimento das antigas. A conciliação das diversas atividades é feita no limite das minhas forças e com a tolerância e colaboração de muitos: familiares, amigos e colegas, sem os quais nada seria possível, As reuniões da TNU são feitas mensalmente, o que implica pouco afastamento da seção judiciária”, acrescentou o magistrado.

    Assim, o juiz federal Alcides Saldanha Lima continuará exercendo as atividades na Segunda Turma, na Turma Regional e na Turma Nacional; como também as funções de vice-diretor do núcleo seccional da ESMAFE 5ª no Ceará e de Juiz Formador dos juízes vitaliciandos da nossa Seção Judiciária. Permanecerá também como Juiz Federal da 10ª Vara, que conduz sozinho desde a promoção à titular do Juiz Nagibe de Melo Jorge Neto.

    Com exemplar experiência acumulada nas diversas ações e atribuições no exercício da Magistratura, o juiz federal Alcides Saldanha Lima afirma que levará à TNU as reflexões jurídicas dos julgadores da seção e da região, de reconhecida qualidade, contribuindo para o debate e uniformização da interpretação em nível nacional, o que se traduz em segurança jurídica.

    E em um tom de modéstia, característica bem peculiar do magistrado, afirma: “Sou grato ao TRF da 5ª Região pelas inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional que me têm sido proporcionadas ao longo da carreira.”

    Fonte: Justiça Federal do Ceará

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org